Educação
Disciplina, respeito e aprendizado: UEMC Gilberto Viana realiza Solenidade de Entrega da Boina
15/05/2023

A Unidade Escolar Municipal Conveniada (UEMC) Gilberto Viana realizou, na última sexta-feira (12), a Solenidade de Entrega da Boina aos estudantes matriculados em 2023. O momento foi marcado por muita emoção e pelo fortalecimento do sentimento cívico.

A cerimônia aconteceu na quadra da Unidade e reuniu autoridades militares e civis, direção pedagógica e disciplinar da UEMC, representantes do Governo Municipal, professores, funcionários e familiares.

Entre as autoridades presentes estava o comandante da 8ª CIPM/Itapetinga, Major PM Alécio Marques; a diretora Pedagógica, Marbely Mendes; o diretor Disciplinar, SubTenente PM Washington Anjos; a secretária de Educação, Mailza Nunes; o secretário de Saúde, Valdeci Porto; o Pároco e Padre Wesdras Santos; além das coordenadoras pedagógicas e outros representantes da Secretaria Municipal de Educação.

A programação foi aberta oficialmente com a apresentação da Escola ao Major PM Alécio. O Ato prosseguiu com a execução do Hino Nacional, a leitura da mensagem a diretora pedagógica, a condução do Pavilhão Nacional, o Juramento de Honra feito pelos alunos, a Entrega da Boina e a leitura do Boletim Interno Especial feita pelo diretor disciplinar.

De acordo com a diretora Marbely Mendes, a Cerimônia da Boina materializa a fraternidade, estabelecendo um marco na vida dos estudantes, que iniciam um compromisso com a disciplina, o respeito e o aprendizado. A boina representa a proteção do jovem em formação e é uma das marcas da segurança propiciada pela Escola Militarizada, que acolhe o aluno para garantir uma educação diferenciada.