Saúde
CONSELHO DO IDOSO DE ITAMBÉ ALERTA SOBRE OS CUIDADOS COM PESSOAS IDOSAS DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
27/03/2020

A saúde dos idosos é um ponto de grande preocupação no momento, com o avanço do novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil. Enquanto em jovens a taxa de mortalidade do coronavírus é menor, de 0,2%, para os idosos ela chega a 14,8%.

Para reforçar a proteção à saúde dessa parcela da população, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Itambé alerta às pessoas com mais de 60 anos e as suas famílias sobre os cuidados que devem ser tomados.

Conforme a presidente do Conselho, Semírames (Bia) Gusmão, é recomendado pelas autoridades de saúde que pessoas nessa faixa etária permaneçam em casa. É indicado, ainda, que o idoso fique apenas na companhia de pessoas que também estejam isoladas, para evitar a possibilidade de contaminação.

“Também é importante a adoção de uma alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico, beber muita água e a realizar alguma atividade física leve ou se movimentar em casa. Dormir bem também é essencial”, ressaltou Bia Gusmão.

Além dessas recomendações, a presidente do Conselho lembra que está sendo realizada a Campanha de Vacinação contra a Gripe, sendo importante nesse momento a imunização deste grupo para evitar possíveis complicações. “Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação do idosos em suas residências. É importante que os idosos não se desloquem ao posto de saúde. A vacina está sendo aplicada em casa”, explicou.

O Conselho do Idoso informa ainda que a Prefeitura de Itambé decretou a suspensão de visitas ao abrigo Josefina Ferraz nesse período. “Para preservar a saúde dos nossos idosos, é fundamental todo esse cuidado e, principalmente, o apoio dos cuidadores e de toda família”, reforçou a presidente do CMI.

Ascom/PMI