Para garantir que crianças e adolescentes estejam frequentando regularmente a escola e aprendendo, o Município de Itambé aderiu ao Programa Busca Ativa Escolar (BAE). E, para fortalecer os objetivos desta iniciativa, a Secretaria de Educação realizou, nesta semana, uma reunião de sensibilização com representantes de vários órgãos.
O encontro contou com a participação da secretária municipal de Educação, Mailza Nunes Soares; da representante do Ministério Público, Sheila Cristiane Oliveira; do vereador, Siul Rodrigues; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Washington Correa; além de coordenadores e técnicos das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
O Busca Ativa Escolar consiste em uma ferramenta tecnológica e uma metodologia social gratuitas que permitem ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para que consigam se matricular e frequentar as aulas. O Programa foi desenvolvido pela Unicef, a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto Tim.
Conforme a secretária de Educação, o Busca Ativa Escolar fornece a metodologia que é aplicada em vários municípios, disponibilizando uma ferramenta tecnológica que gera informações para tomada de decisão. “Mas o que realmente faz diferença nesse processo é a união, o engajamento, a mobilização de cada agente em nosso município para a obtenção de respostas para a resolução desse grave problema”, destacou a secretária.

