Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Educação
Cerimônia marca o lançamento da Campanha Busca Ativa Escolar em Itambé
28/02/2023

Na manhã desta terça-feira (28), a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Cerimônia de Lançamento da Campanha Busca Ativa Escolar 2023, que visa intensificar a busca por crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.

 

Entre as autoridades e convidados presentes estava o vereador, Siul Rodrigues; a representante do Ministério Público, Sheila Cristiane Oliveira; o secretário de Administração, Edmilson Nery; a secretária de Educação, Mailza Nunes Soares; a subsecretária de Assistência Social, Marcela Oliveira; a coordenadora da Busca Ativa, Celina Oliveira; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriana Alves; além de representantes dos distritos, Secretaria Municipal de Saúde, CMDCA, Conselho Tutelar, gestores escolares, coordenadores da Secretaria de Educação e alunos da UEMC Gilberto Viana.

 

De acordo com a coordenadora Celina, a Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

“É importante destacar que a Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas, entre elas, Educação, Saúde e Assistência Social, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Essa parceria é fundamental para assegurar que as nossas crianças e adolescentes estejam em sala de aula interagindo, aprendendo e construindo o seu futuro”, ressaltou a coordenadora.

 

Conforme a secretária municipal de Educação, Mailza Soares, a intenção da Busca Ativa é promover uma contínua mobilização social para apoiar o Governo na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

 

 “Por meio da Busca Ativa Escolar, o nosso Município terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos”, destacou Mailza, completando: “Hoje temos psicólogas e duas assistentes sociais dando total suporte a esse trabalho. Agradeço ao prefeito Candinho por disponibilizar o apoio que precisamos para essa mobilização em prol da Educação e do desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”.



Autor: ASCOM/PMI