COVID-19
Governo da Bahia decreta amplas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia no estado
26/02/2021

Conforme novo decreto estadual, publicado nesta sexta-feira (26), a partir das 17h de hoje até às 5h da próxima segunda, estão suspensas as atividades não essenciais em toda Bahia.

De acordo com a publicação, a medida terá início gradual às 17h de hoje, com o fechamento do comércio de rua e às 18h, bares e restaurantes com atendimento presencial devem fechar.

Ainda conforme o decreto, serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até meia-noite. Mercados e padarias poderão funcionar até as 20h. As feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas. Já a venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h de sexta-feira.

Está restrita também a circulação noturna de pessoas na rua em todo o estado, das 20h às 5h, de sexta-feira a segunda. A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência.

Seguem suspensos também, eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como: cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações.

Ainda segundo o decreto, podem funcionar normalmente os terminais rodoviários, os serviços de limpeza pública e manutenção urbana, delivery de farmácia e atividades profissionais de transporte de privado de passageiros.

Todas as medidas têm como objetivo conter o acelerado avanço da pandemia de Covid-19 em todo estado.